quarta-feira, 23 de março de 2011

O melhor CD ao vivo de 2010

DIO
At Donington UK: Live 1983 & 1987

Sim, Ronnie James Dio de novo. E não trata-se de um dos últimos shows com a banda Dio, ou seja, um lançamento original de 2010. O que temos aqui é um belo CD duplo trazendo duas apresentações de momentos distintos, mas ambos dos primeiros anos da carreira solo do vocalista. Gravado no finado festival inglês, "At Donington UK: Live 1983 & 1987" só nos faz perguntar por que diabos isso não foi lançado antes – infelizmente, foi preciso que Dio se fosse para que um trabalho primoroso como este visse a luz do dia.

O primeiro CD (1983) traz a banda – além do vocalista, Vivian Campbell (guitarra), Jimmy Bain (baixo) e Vinny Appice (bateria), uma vez que o tecladista Claude Schnell era apenas figura decorativa – com um poder de fogo inacreditável. Promovendo o primeiro álbum, "Holy Diver" (alguém aí disse um dos dez melhores discos do metal em todos os tempos? Pois é...), o quinteto mescla músicas próprias, e que mais tarde virariam verdadeiros hinos ("Stand Up and Shout", Rainbow in the Dark", "Straight Through the Heart" e a faixa-título), com clássicos das duas ex-bandas mais famosas de Dio. Se há apenas menções a "Stargazer" e "Starstruck", o Rainbow é muito bem representado por "Man of the Silver Mountain", enquanto o material do Black Sabbath dá as caras com "Children of the Sea" e "Heaven and Hell". Falar o que de um repertório como este?

Quatro anos depois, já com Craig Goldy no lugar de Campbell, além de Schnell como integrante fixo, o grupo voltou à Inglaterra com um novo disco nas mãos, o ótimo "Dream Evil". Dele saíram "Naked in the Rain", a belíssima "All the Fools Sailed Away" e a música que dá nome ao álbum. E com quatro trabalhos de estúdio, Dio pode explorar mais o seu material autoral, casos de "Rock and Roll Children" e da genial "The Last in Line". Claro, sem esquecer do Rainbow ("agora teve "Long Live Rock ‘n' Roll") e Sabbath (que ganhou um extra com "Neon Knights"). Pode começar a se penitenciar se ainda não tem "At Donington UK: Live 1983 & 1987" em sua coleção.

CURTINHAS: Lançado em digipack de luxo, a primeira prensagem do álbum traz a reprodução dos backstage passes para o show de cada ano. É fácil identificar qual versão vem com esses presentinhos: é a que tem um adesivo amarelo na capa. Se a cor for vermelha, esqueça. Perdeu a edição de colecionador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...