Resenhando...

"Resenhando" é a quarta, quinta ou sexta encarnação deste blog. Não lembro exatamente, assim como pouco importam os nomes que já foram adotados nos últimos anos. Também não lembro quantos já se passaram desde que resolvi criá-lo. Mas a ideia permanece a mesma: falar de música. Há muito conteúdo a ser publicado, principalmente de arquivo. Muitas matérias e entrevistas feitas para o tabloide International Magazine, mais ainda para o site Disconnected, que depois virou a revista Disconnected - de vida curta, apenas sete edições (e muitas saudades).

No entanto, o princípio básico mudou. O foco são as discografias comentadas, que surgiram exatamente no site e ganharam as páginas da revista. Serão publicadas as várias entrevistas guardadas ao longo desses anos - algumas até então inéditas - e matérias especiais. Até mesmo algumas resenhas de shows, pedaços da história como ingressos de shows e credenciais (não, você não leu errado) e fotos bacanas, nem que sejam para o responsável pelo blog. Afinal, isso aqui não passa de um exercício de narcisismo.


Mas o grande lance será mesmo disponibilizar discografias comentadas, fazendo um elo entre um disco e outro, sequencialmente. Não há a menor intenção de fazer disso uma biografia de cada banda resenhada, mas sim traçar um parâmetro histórico para situar o leitor. Por isso mesmo os discos analisados não ganharão notas ou estrelinhas. Primeiramente porque a crítica é sempre subjetiva, representa o gosto e a opinião daquele que está assinando. Se você se identificar com o ele, ótimo. Segundo, e ainda mais importante, uma obra de arte - sim, música é arte - não pode ser mensurada assim. A questão é simples: quem escreve tem a obrigação de informar com a sua análise se o álbum é péssimo, ruim, bom, ótimo ou excelente.


O blog começa com o Queensrÿche, até porque boa parte estava pronta - e mesmo assim demorou muito mais do que eu esperava para tudo estar no ar (e olha que as últimas cinco resenhas foram feitas a toque de caixa). Claro, isso é um hobby, não o meu sustento. Portanto, periodicidade não será o forte do "Resenhando". Na verdade, apesar da enorme vontade de publicar uma discografia por mês, não haverá periodicidade. Se demorar mais do que o previsto, publico uma entrevista feita com o Michael Kiske, por exemplo. Ou com o Andi Deris, do Helloween. Talvez com a Cristina Scabbia, do Lacuna Coil. De repente, a do Jeff Loomis, do Nevermore, ou uma sensacional com o Corey Glover, do Living Colour. Não sei. As opções são muitas. Ainda bem. E qual será a próxima banda a ter a sua discografia dissecada? Sinceramente, não sei.


Observação importante: aqui você não vai encontrar nenhum link para download dos discos resenhados. Não sou ingênuo a ponto de achar que algum deles, caso desperte interesse, não será baixado para o seu computador. Mas se você realmente gostar do CD que ouvir, faça o possível para comprá-lo. Acredite, o sentimento de ser colecionador é muito bom. É um prazer poder completar a coleção daquela banda que você tanto gosta, recentemente descoberta ou não, e poder cuidar dos seus disquinhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...