quarta-feira, 23 de março de 2011

Os melhores de 2010

Em uma época de downloads, de discos vazando na internet antes de seu lançamento oficial, as gravadoras adotaram uma medida que serve mesmo apenas para colecionadores: edições especiais (e limitadas) dos CDs, além de músicas bônus para diferentes continentes – já faz tempo que isso era uma exclusividade do mercado japonês. Hoje em dia, versões digipack trazem uma faixa a mais do que as tradicionais (jewel case), ou até mesmo (e às vezes inclusive) um DVD como disco extra.



Nos Estados Unidos, por exemplo, grandes redes como Wall Mart e Best Buy adquirem exclusividade no lançamento de CDs ("Black Ice", do AC/DC, e "Sonic Boom", do Kiss, são bons exemplos), e até algumas menores, como a Target, costumam entrar na jogada ("Order of the Black", do Black Label Society, foi paparicado por esta e também pela Best Buy, como você poderá ler algumas linhas mais abaixo). Outra prática que vem sem tornando comum são os combos. Ou o fã tem a chance de comprar um pacote de luxo com o DVD (normalmente duplo) e o CD (duplo ou triplo) – Helloween, Lacuna Coil, Nevermore e Pain of Salvation já tiveram trabalhos lançados assim – ou só adquire o áudio se comprar o pack, pois apenas o DVD é vendido separadamente – exemplo de "'In Live Concert at the Royal Albert Hall", do Opeth.

Isso sem contar o iTunes, que disponibiliza faixas exclusivas ou até mesmo EPs (como os da série iTunes Festival, de shows gravados em Londres que já contaram com Europe e Ozzy Osbourne, por exemplo). Assim, ao fim de cada resenha você encontrará um "curtinhas" explicando a particularidade de cada disco. Não pretendo ser 100% exato, mas sim ajudar da melhor maneira possível o leitor que, por acaso, for fã de alguma das bandas ou artistas abaixo – e que fique bem claro: as resenhas não detalham os CDs de cabo a rabo. Apenas dão a deixa para que você os escute por inteiro e tire as suas conclusões.

Ah, sim! Por que uma lista de melhores do ano com 12 discos em vez dos tradicionais dez? Bom, o ano tem 12 meses, e os quesitos DVD, CD ao vivo e CD off metal são um caso à parte. Encarem como um bônus. Uma das razões por que, apesar da demora, resolvi escrever tudo isso colocando o sentimento para fora. Se eu gostei, então há uma babação de ovo mesmo. E recheada de muitos adjetivos.

. Os 12 melhores CDs de 2010
. O melhor DVD de 2010
. O melhor CD ao vivo de 2010
. O melhor CD off metal de 2010
. O Melhor show de 2010

2 comentários:

Lucas Dantas disse...

2010???

E cadê o Megadeth?

Daniel Dutra disse...

O "Endgame" é de 2009...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...