quarta-feira, 23 de março de 2011

O Melhor show de 2010

PAUL MCCARTNEY Morumbi - 22 de novembro

Sim, eu queria ter assistido aos dois shows no Morumbi, mas a agenda permitiu apenas a segunda noite. Não tem problema, a rodada dupla está marcada para os dias 21 e 22 de maio, no Engenhão. De qualquer maneira, o que importa é que não vou morrer sem ter presenciado o espetáculo de um Beatle. No auge da minha rebeldia, apesar de ter dados os primeiros passos com a música aos seis anos ouvindo justamente Beatles e Elvis Presley, graças ao meu pai, o auge da minha rebeldia adolescente impediu que eu fosse ao Maracanã em 1990 – e três anos depois eu não tinha era grana mesmo para rumar para a Terra da Garoa. Voltando ao dia 22 de novembro de 2010, vejo que acabei escolhendo o dia certo.

Para começar, Sir Paul McCartney e banda mandaram "Magical Mystery Tour" logo de cara, ao contrário de "Venus and Mars/Rockshow" (Wings), que ficou fora do set. Aliás, que banda espetacular: os guitarristas Rusty Anderson e Brian Ray (este fazendo as vezes de baixista quando McCartney empunhava guitarra, bandolim ou alguma coisa com mais de quatro cordas), o tecladista Paul "Wix" Wickens e o batera Abe Laboriel Jr. (figuraça que deu um show à parte com a sua coreografia em "Dance Tonight", do mais recente álbum de estúdio, "Memory Almost Full", de 2007) No geral, o único momento dispensável foi "Here Today", do álbum "Tug of War" (1982), dedicada a John Lennon.

"Drive My Car" e "And I Love Her", apresentadas na noite anterior, fizeram falta, assim como "Can't Buy Me Love" e "I Saw Her Standing There", clássicos que eu realmente esperava encontrar no set list. Este, no entanto, foi muito bem balanceado. Houve até músicas do projeto The Fireman ("Highway" e "Sing the Changes"), além de canções muito bem escolhidas do período com o Wings, principalmente do ótimo álbum "Band on the Run" (1973). Nada menos que cinco, incluindo a bela "Bluebird", que não foi tocada no primeiro show paulista. "Jet" e "Band on the Run" já têm status de clássico, e em "Let Me Roll it" a banda ainda fez uma citação de "Foxey Lady", de Jimi Hendrix, antes do fim.

Claro, teve "Live and Let Die", com excelentes efeitos pirotécnicos, os únicos da noite, pois o espetáculo era complementado mesmo por um telão sensacional. E foi também por causa dele o momento mais emocionante da noite: com imagens de George Harrison, "Something" levou muita gente às lágrimas, num momento que não dá para descrever com palavras. E emoção foi o que não faltou no repertório dos Beatles. Foram nada menos que 23 músicas, abrangendo todo o leque musical dos Fab Four. Mais uma vez: como segurar as lágrimas em "Blackbird", "Let it Be", "Hey Jude" e, principalmente, "Yesterday"? Como não cantar com todas as forças "All My Loving", "The Long and Windind Road", Got to Get You Into My Life", "Eleanor Rigby" e "Ob-La-Di, Ob-La-Da"? Ou se acabar de pular em "Back in the USSR", "Day Tripper", "Get Back", "Helter Skelter" (o primeiro heavy metal da história) e "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"? Tudo isso é a essência do rock'n'roll!

Set list
1. Magical Mystery Tour (Beatles)
2. Jet (Wings)
3. All My Loving (Beatles)
4. Letting Go (Wings)
5. Got to Get You Into My Life (Beatles)
6. Highway (The Firemen)
7. Let Me Roll it (Wings)
8. The Long and Winding Road (Beatles)
9. Nineteen Hundred and Eighty Five (Wings)
10. Let 'Em in (Wings)
11. My Love (Wings)
12. I'm Looking Through You (Beatles)
13. Two of Us (Beatles)
14. Blackbird (Beatles)
15. Here Today (solo)
16. Bluebird (Wings)
17. Dance Tonight (solo)
18. Mrs. Vandebilt (Wings)
19. Eleanor Rigby (Beatles)
20. Something (Beatles)
21. Sing the Changes (The Fireman)
22. Band on the Run (Wings)
23. Ob-La-Di, Ob-La-Da (Beatles)
24. Back in the USSR (Beatles)
25. I've Got a Feeling (Beatles)
26. Paperback Writer (Beatles)
27. A Day in the Life (Beatles)/ Give Peace a Chance (John Lennon)
28. Let it Be (Beatles)
29. Live and Let Die (Wings)
30. Hey Jude (Beatles)

Primeiro bis
31. Day Tripper (Beatles)
32. Lady Madonna (Beatles)
33. Get Back (Beatles)

Segundo bis
34. Yesterday (Beatles)
35. Helter Skelter (Beatles)
36. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band/The End (Beatles)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...