quarta-feira, 23 de março de 2011

O melhor DVD de 2010

HEAVEN & HELL
Neon Nights: 30 Years of Heaven & Hell

Houve em 2010 uma enxurrada de excelentes DVDs, e alguns deles poderiam facilmente figurar aqui, como "Get Your Buzz on Live" (Chickenfoot), "Take Us Alive" (Extreme) e "In Live Concert at the Royal Albert Hall" (Opeth), mas o sentimentalismo falou mais alto. Nenhum deles é tão emocionante como "Neon Nights: 30 Years of Heaven & Hell". Nenhum deles leva lágrimas aos olhos como quando assistimos a Ronnie James Dio, o maior vocalista da história do rcck, dar (mais) uma aula em cima do palco. Carisma e uma voz inigualáveis de um sujeito que deixou um rastro de obras-primas em sua carreira, mas que ainda tinha muito o que oferecer.

Gravado no festival alemão Wacken Open Air em 2009, o show é exatamente o mesmo que Dio, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinnie Appice apresentaram na turnê brasileira alguns meses antes. Apesar de mais enxuto que o de "Live from Radio City Music Hall" – afinal, músicas como "Computer God" e "The Sign of the Southern Cross" fazem falta – o show é espetacular. Há clássicos atrás de clássicos, como "Mob Rules" (nasceu perfeita para abrir shows), "Children of the Sea", "Die Young", "Heaven and Hell" e "Neon Knights", a sempre surpreendente "Falling Off the Edge of the World"; pérolas mais, digamos, recentes ("I" e "Time Machine"); e boas amostras do excelente "The Devil You Know" ("Bible Black" e "Follow the Tears").

Individualmente, Dio é sempre a estrela, e não apenas pelas circunstâncias, mas é um prazer ver a elegância de Iommi com a sua Gibson SG (amiguinhos, não fosse por este senhor, o mestre dos riffs, o heavy metal não seria nem sombra do que é há pouco mais de quatro décadas), além de discrição de Butler, que massacra seu baixo com linhas completamente absurdas de tão maravilhosas. E Appice, infelizmente subestimado por muita gente, é de uma segurança e precisão necessárias à qualquer banda.

Nos extras, excelentes entrevistas sobre os 30 anos que se passaram desde o clássico álbum "Heaven and Hell", dos bastidores das gravações à turnê, passando por "Mob Rules", a ruptura após "Live Evil", a segunda chance com "Dehumanizer", a nova separação e o retorno sob a alcunha de Heaven & Hell. Tudo sem rodeios – Dio, Butler e Appice conversaram com Eddie Trunk, radialista e apresentador do programa "That Metal Show", e Iommi, com o jornalista e escritor Malcom Dome (de revistas como "Classic Rock" e "Metal Hammer"). Para completar, curtos depoimentos de Iommi, Butler e Appice sobre Dio. Emocionante.

CURTINHAS: Tanto o DVD quando o CD ganharam estampas diferentes. Nos Estadoas Unidos, o lançamento veio com um "Live in Europe", enquanto "Live at Wacken" é o selo estampado nas capas das edições lançadas no Brasil, Europa e Japão. O CD, por sua vez, não conta com a introdução "E5150" e o trecho de "Country Girl", que antecede "Neon Knights".

Os nipônicos tiveram, por tempo limitado, a oportunidade de comprar um box contendo os dois formatos, sendo que o disquinho de áudio do pacote foi produzido com a tecnologia SHM-CD (Super High Material CD). Esta tem uma qualidade superior e maior fidelidade de som por causa do uso de plástico policarbonato com transparência superior ao do usado no CD normal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...